Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Que a falta de sono atrapalha a produtividade de um dia, todos sabem. Porém, existem alguns temas sobre esse problema para dormir que não falados normalmente. Então, veja agora 5 curiosidade sobre a insônia.
Conhecer mais sobre um assunto é um forma de buscar as melhores soluções. Sendo assim, saiba mais sobre a insônia.
Descubra 5 curiosidades sobre a insônia
Você sabia que nem todos que ficam acordados durante a madrugada têm insônia? Ou ainda, que não conseguir descansar pode ser apenas um dos distúrbios do sono? Descubra estes e outros fatos inusitados sobre a dificuldade para dormir.
1. O Rivotril está entre os 10 remédios mais vendidos no Brasil
O Rivotril é um dos medicamentos para dormir mais populares entre os brasileiros. Já chegou a liderar a lista dos mais vendidos e hoje está entre os 10 remédios mais vendidos no Brasil. Esse remédio promete o alívio e a calma tão buscados em uma rotina estressante.
Ele é um tipo de benzodiazepínico, ou seja, atua no humor e na mente de quem utiliza. Assim, a pessoa fica mais relaxada. Apesar de ser líder em vendas, o Rivotril é um remédio controlado e apenas pode ser comprado com a retenção de receita.
2. A insônia é uma doença
Quando a insônia ultrapassa 3 meses, sendo comum por mais de 3 noites na semana, ela é considerada uma doença crônica. Este mal é reconhecido na medicina pelo CID 10 – G47 – Distúrbios do sono.
Ao chegar a um ponto patológico, a insônia apenas pode ser tratada com medicamentos controlados. Além disso, também é indicado fazer o acompanhamento terapêutico para diagnosticar as razões da falta de sono.
3. Existem mais de 90 transtornos do sono
Atualmente é possível identificar mais de 90 doenças que estão relacionadas ao sono. A insônia é apenas uma delas, sendo ainda a mais comum. Porém, ela pode estar relacionada a outros problemas.
Entre as enfermidades que são consideradas distúrbios do sono estão: sonambulismo, hipersonia, síndrome das pernas inquietas e apneia. Para curar a falta de sono é preciso identificar e tratar essas causas.
4. É possível não dormir à noite e não ter insônia
Nem todas as pessoas que não dormem durante a noite sofrem com insônia. Existe um grupo chamado de notívago. Ou seja, são indivíduos que conseguem produzir melhor no período da noite, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
A diferença entre os notívagos e os insones é a disposição para o dia seguinte. Se mesmo ficando acordada algumas horas na madruga, a pessoa acordar disposta, então há problemas. Porém, se ela acordar cansada, sonolenta e sem energia, é um caso de insônia.
5. Dormir 8 horas por noite não é regra
É comum ouvir que para não ter insônia é preciso dormir 8 horas todas as noites. Porém isso não é uma regra fixa. Os recém-nascidos podem dormir até 17 horas a cada dia. Já um adolescente, com a idade em torno de 13 anos, conseguem dormir até 11 horas, sem dificuldades.
Já os adultos, precisam descansar de 6 a 8 horas diariamente. Ainda há um grupo que precisa dormir 9 horas, chamados de longo dormidores. Por isso, a frequência de sono adequada é aquela que deixa a pessoa descansada e disposta para o próximo dia.
Com essas 5 curiosidades sobre a insônia é possível entender muito melhor o problema. Então, caso sofra com isso, não deixe que a falta de sono atrapalhe suas noites, busque um bom tratamento para a insônia e durma muito melhor. Quer saber como tratar a falta de sono? Então, visite o site oficial de Triptopax e saiba mais sobre a suplementação 100% natural contra a insônia.