Atividades físicas para mulheres: melhores opções para cada idade

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De acordo com o Ministério do Esporte, cerca de 46% da população brasileira é sedentária. Esse é um dado alarmante, uma vez que não praticar atividades físicas pode causar dores e problemas de saúde futuros. Por isso, veja ótimas atividades físicas para mulheres e conheça as melhores opções para cada idade.

É importante destacar que os exercícios físicos não envolvem gênero ou estão diretamente ligados aos anos vividos. Porém, existem práticas ideais para fases diferentes da vida da mulher.

A escolha final ficará por conta do seu gosto e sua necessidade física. Veja as indicações dos especialistas para as atividades físicas em cada idade.  

Melhores atividades físicas para cada fase da vida da mulher

 

A partir do desenvolvimento cognitivo e da perda de massa muscular, algumas práticas são as mais recomendadas. Confira como ter mais bem-estar, ânimo e saúde com a atividade física ideal.

Crianças e pré-adolescentes (até 12 anos)

 

Nessa fase a menina consegue entender melhor a si mesma e ao outro por meio das atividades físicas. Dessa forma, uma ótima indicação é a prática de esportes coletivos. Eles ajudarão a criar mais consciência corporal e a aumentar a autoestima da jovem. Sendo assim, confira as atividades mais indicadas.

  • Jogos coletivos (handebol, basquetebol, voleibol etc);
  • Atividades aeróbicas (caminhada, corrida etc);
  • Danças (ballet, dança do ventre, zumba, axé etc).  

 

Adolescentes (de 13 a 17 anos)

 

É o período em que os exercícios de resistência fazem a diferença, já que o corpo está em seu último estágio de crescimento. Nessa fase a musculação pode ser inserida aos poucos.

  • Jogos coletivos (handebol, basquetebol, voleibol etc);
  • Musculação supervisionada pelo treinador;
  • Atividades aeróbicas (caminhada, esteira, corrida etc);
  • Danças (ballet, dança do ventre, zumba, axé etc).  

 

Adultas

Nessa etapa da vida da mulher ocorre uma contínua diminuição da sua massa muscular. Por isso, os exercícios de resistência têm grande importância. Além disso, também é essencial praticar a flexibilidade do corpo.

 

Mulheres de 18 a 29 anos

 

Nesse período a atividade física ajuda a manter o corpo em forma e a aliviar o estresse, vindo do vestibular, faculdade, trabalho ou família, por exemplo.

  • Musculação;
  • Pedalada;
  • Corrida;
  • Pilates;
  • Natação;
  • Yoga;
  • Tênis;
  • Ginástica;
  • Circuito;
  • Danças (zumba, zouk, dança de salão etc);
  • Lutas (Muay Thai, Jiu Jitsu, Boxe etc).

 

Mulheres de 30 a 39 anos

 

Nesse momento os exercícios ajudam para que a mulher mantenha sua disposição e previna a flacidez.

  • Ginástica;
  • Lutas (Muay Thai, Jiu Jitsu, Boxe etc);
  • Tênis;
  • Musculação;
  • Danças (zumba, zouk, dança de salão etc).

Mulheres de 40 a 49 anos

 

O metabolismo começa a desacelerar, o que é retardado com a atividade física. Além disso, os exercícios auxiliam para que a mulher tenha mais ânimo, possa evitar problemas com insônia, ajudando a ter mais qualidade dos movimentos e autoestima.  

  • Caminhada;
  • Ginástica;
  • Alongamento;
  • Pilates;
  • Musculação.

 

Mulheres acima de 50 anos

A intenção é manter a saúde, retardando a desaceleração metabólica e a perda de massa muscular.

  • Musculação;
  • Caminhada;
  • Hidroginástica;
  • Pilates;
  • Treinamento funcional.

Ao saber as melhores opções de atividades físicas para mulheres em cada idade, fica fácil escolher o exercício ideal de acordo com o que acontece com o corpo. Assim, você pode melhorar seu humor e ter muito mais qualidade de vida.

Lembre-se que essas sugestões são alternativas com base no desenvolvimento e amadurecimento do organismo. Porém, você pode realizar a atividade que preferir se a prática for liberada pelo seu médico.

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